21 de março de 2012

Tutorial: Jabot *

A partir de agora irei marcar os tutoriais com * = Fácil , ** = Requer certa habilidade, ou *** = Requer mais habilidade;aka Fácil, Médio e Difícil.



Esse modelo de jabot  é bem fácil de fazer, e dá inclusive pra fazer à mão.

Você vai precisar de:

- Tecido para a base (eu usei brim leve) e para os babados (eu usei cetim).Não tenho a medida exata de quanto será necessário, mas meio metro dá e sobra.
- 14cm de renda/guipir ou alguma outra aplicação;
-Fita ou elástico, pra pender o jabot no pescoço.

Medidas:

-Base:
Caso você queira usar as mesmas medidas desse tutorial, siga esse molde:

Faça linhas para demarcar o lugar onde os babados serão costurados (tente fazer isso de forma menos confusa que a minha, rs.).Como na imagem abaixo:


Tecido porcamente marcado.

-Tiras:
Tira1 : 8cm x 18cm
Tira 2: 8cm x 22cm
Tira 3: 8cm x 26cm
Tira 4: 8cm x 30cm


Passo 1 : Cortar os tecidos e fazer a barra

Primeiramente corte os tecidos tanto da parte de baixo quanto dos babados.Não se esqueça de marcar as tirinhas com números, pra você saber qual vai ser costurada primeiro.É importante que você faça a barra, para que o tecido não desfie.

A barra do tecido dos babados eu fiz queimando a ponta com um isqueiro, e ficou assim:


Mas você deve tomar cuidado para não queimar demais o tecido.E só dá certo se for com algum tecido sintético.Para os babados eu usei cetim, também fiz um com oxford e pude queimar as pontas do mesmo jeito.Caso você vá usar algum tecido de algodão, pode fazer a barra da mesma maneira que fiz a barra da base.

Pra fazer a barra você precisa dobrar a barra duas vezes como na imagem abaixo:

Depois disso passe uma costura.


Tome cuidado para que a costura fique firme e a barra continue dobrada duas vezes.Após fazer a barra em todas as pontas(menos na de cima), a base deverá ficar assim:

Passo 2 : Franzir os babados.

Para que as tiras se tornem babados é preciso franzi-las.Para isso você deve regular a sua máquina pra um ponto mais largo, no modelo que eu tenho regulo nesse botão:


Depois de regular a largura do ponto, é só costurar normalmente (não na barra, mas na parte que irá ser costurada na base).Faça isso em todas as tirinhas.


Agora é só puxar uma das linhas (tente as duas, uma delas irá fazer com que o tecido franza) da ponta.


Depois disso todas as tirinhas deverão ficar assim:



Ajeite as tirinhas, para que cada uma fique com um tamanho correspondente ao lugar em que ela será costurada.

Passo 3: Costurar os babados na base.

 *Não se esqueça de regular novamente a máquina, para a costura não ficar frouxa*

Comece pelo babado que vai na parte de baixo da base.Dobre a ponta assim :


Costure o babado encima da linha feita anteriormente, como na imagem:



E quando chegar à outra ponta da base, dobre a ponta do babado novamente.

Ficará assim :



Se você quiser pode tirar a linha usada para  franzir o babado(é só continuar puxando com cuidado que ela irá sair).

Agora  você só precisa costurar as outras camadas de babados, seguindo a ordem de baixo pra cima.






Passo 4 : Costurar o aplique na parte de cima.

Para cobrir a costura da primeira camada de babados você precisa costurar alguma aplicação por cima, ei optei por usar um guipir.



Para costurá-lo, primeiro dobre a ponta assim :



E depois passe uma costura, tomando cuidado para cobrir a ponta do babado que está embaixo.


Ficará desse jeito:

Passo 5: Costurando a parte de cima

Agora só falta costurar a parte de cima, formando um "caninho", onde você irá passar uma fita ou um elástico, para prender o jabot no pescoço.

E para costurar você precisa dobrar a parte de cima primeiramente  assim :


E depois assim, para formar o tal caninho.Passe a costura e o seu jabot estará pronto!



Espero que tenham gostado do tutorial, e sintam-se a vontade para tirar dúvidas.

E caso você não queria ou não tenha paciência para fazer, pode encomendar o seu jabot aqui.

18 de março de 2012

Brolita

Brolita ( de brother lolita),ou b-lolita é como é chamado os garotos e homens que usam lolitas.Eles não são necessariamente gays (da mesma forma que lolitas não são necessariamente hétero).
Apesar de brolitas não serem comuns aqui no Brasil (eu mesma só conheço um) irei dar algumas dicas para os garotos que desejam também usar babados.


Mana, o brolita mais famoso.

Eu diria pra quem quer ser brolita seguir as mesmas dicas que são dadas pra uma lolita iniciante, mas vou dar algumas dicas sobre coisas que considero importante pra um brolita:




James Chiong

 • Use maquiagem.Mesmo se você já tiver feições mais andrógenas, usar maquiagem irá ajudar muito!Usar maquiagem é indispensável pra um bom visual.Dicas de maquiagem aqui.


Manus Baudelaire

 •Tome cuidado com pelos.Se você não quer depilar pernas e braços, certifique-se então de usar meias grossas e mangas compridas.Tome cuidado também com barbas mal feitas e sobrancelhas (e se você não quiser fazer as sobrancelhas, pode usar uma peruca com uma franja comprida que fique em cima das sobrancelhas .







•Mesmo se você tiver cabelo curto, não dispense os acessórios de cabelo.Uma boina, um arco com um laço, enfim, use algo no cabelo.






•Considere usar uma peruca.Apesar de não ter problema em usar cabelos curtos com lolita, usar uma peruca garante um visual mais feminino.Mas não considero um item obrigatório


 Manasama_temple




•Certifique-se de que suas roupas vestem bem em você.Tome cuidado com tecidos sobrando no busto, comprimento de saias, e tecidos sobrando na cintura(nesse caso recomendo procurar por peças com corset lacing).


David

• Se sapatos forem um problema, tente os da Bodyline.Eles têm sapatos com numerações grandes, como esse modelo.

E para os que ficaram com vontade de usar lolita mas não se sentem confiantes pra isso, recomendo ler esse artigo aqui.E lembrem-se : Todos têm direito de usar o que gostam;e não deixe de fazer algo por ter medo da reação das outras pessoas.


Pra quem quiser inspiração, tem um Tumblr dedicado somente a Brolitas: http://b-lolitas.tumblr.com/

Ps.:Comentários preconceituosos ou homofóbicos não serão aceitos, mas sintam-se livres para dar sua opinião, desde que respeitando os outros.

14 de março de 2012

Subestilo : Ero Lolita

 Mari, que simplesmente soube fazer um ero lindíssimo.Note como ela usa a transparência da camisa e da meia pra mostrar pele sem ser vulgar.O comprimento da saia,o corset delineando a cintura, e ainda o batom vermelho deixaram o coordinate perfeito!

Chegamos enfim ao subestilo mais polêmico:O Ero Lolita.
O ero lolita se baseia em uma estética mais madura, onde mais pele é mostrada, mas sem ser vulgar.Em ero lolita as saias serão um pouco mais curtas ( o que em lolita é um pouco acima do joelho), e é importante que se mantenha a silhueta básica do estilo, e acima de tudo, que o outfit seja mais lolita do que ero.

Cores e estampas:

Como ela provavelmente está usando um tomara que caia, deixar o cabelo solto foi uma boa ideia pra não mostrar muito na parte de cima.

Geralmente Ero Lolita está mais pra gothic e classic do que pra sweet.Então cores sóbrias, como preto, e tons de vermelho são mais usados.Apesar de não ser comum, estampas não são proibidas.

Saias e camisas:


Daniela.

Como em Ero Lolita a pele fica um pouco mais à mostra, é comum vermos camisas transparentes por baixo de JSKs ou então camisoles.A saia tem um modelo tradicional e é um pouco mais curta,mas não chega nem perto de uma minissaia.Corsets também caem bem nesse subestilo, por delinearem a cintura.

Meias e sapatos:

Meias rendadas -por mostrarem um pouco de pele mas sem cair na vulgaridade- são ótimas pra se compor um coordinate Ero Lolita, meias transparentes (como as fio 20) ou até mesmo a ausência dela, não são proibidas, mas é preciso tomar cuidado pra não ficar vulgar.

Bom exemplo do uso de meias transparentes.


Um bom exemplo de outfit em que a pessoa soube mostrar mais pele mas sem deixar vulgar.

Acessórios:

Headdres + gargantilhas

Acessórios mais gothic, como gargantilhas, headdresses retangulares (tome cuidado com o tamanho) são mais comuns.

Algumas  outras dicas:

Apesar de usar renda em cima ter sido uma boa idéia,note que a saia por ser curta demais não comportou uma anágua.


Ao usar um corset, opte por um "mais curto", os mais compridos comprometem o volume da saia, estragando a silhueta.
Bloomers e anáguas são undergarments, ou seja, roupas de baixo, logo, não use apenas bloomers e anáguas.
Uma maquiagem "mais madura" ajuda a realçar o outfit, como usar uma sombra mais escura ou um batom avermelhado.Mas toma cuidado nessa parte.Eu já dei algumas dicas de maquiagem aqui.
Uma dica para cabelos:prefira penteados presos ao invés dos soltos, mostrar o pescoço/nuca pode ser interessante.
Tome cuidado para não deixar o look vulgar, o segredo é balancear a quantidade de pele à mostra.Se você está usando uma camisole, talvez não usar meias deixe o coordinate "desbalanceado".


Coordinates:







Ps.:Sobre a questão do vulgar, não cabe aqui discutir vulgaridade, se é bonito ou não, ou questões sobre puritanismo etc..A questão é que se é vulgar, deixa de ser lolita.

13 de março de 2012

Filme:Os três mosqueteiros


Vi esse filme ano passado, mas só agora me toquei que ele é uma boa inspiração pra coordinates,fora que acho que um romance histórico que se passa no século 17 tem tudo a ver com lolita.
Mas já aviso pra não esperarem uma versão fiel ao livro do Alexandre Dumas,nesse filme eles mudam a história e acrescentam uma pitada de steampunk.



Sinopse(pelo Cineclick):

Versão moderna para a história de Alexandre Dumas com os mosqueteiros Porthos (Ray Stevenson), Athos (Luke Evans) e Aramis (Matthew Macfadyen) e o jovem D'Artagnan (Logan Lerman). O jovem impetuoso e temperamental D'Artagnan precisa reunir seus três amigos e legendários mosqueteiros na tentativa de derrotar uma bela agente dupla que, ao lado de seu abominável empregador, pretende dominar o trono francês e mergulhar a Europa numa guerra.

Acho que vale a pena ver, pois é um filme divertido, e com um belo figurino e fotografia.E Milady e o Duke roubam a cena, a primeira pelos vestidos lindos, e o último por ser muito bem interpretado  pelo Orlando Bloom.