Ilustrando o post, uma ilustração vitoriana.
E chegamos ao quarto e provavelmente mais longo post sobre as inspirações históricas em lolita. Depois do Rococó, Chemise a la reine, e o Império e Regência, finalmente passamos à Era Vitoriana.
A Era vitoriana compreende os anos entre 1837 e 1901, período em que a Rainha Vitória governou o Reino Unido. Por compreender tantas décadas é de se esperar que a silhueta tenha mudado todos esses anos. Para entender mais sobre a moda do período recomendo que leiam esse e esse artigo do blog Moda Histórica. Nesse post focarei em como adaptar peças e a silhueta vitoriana à moda lolita.
A moda lolita já possui diversas referências à era vitoriana, principalmente em classic e gothic lolita, porque tendem a ser mais sóbrios. Há várias peças de museus que podem ser adaptadas ou até mesmo incorporadas à um outfit lolita e funcionam bem.
Já aviso que será um post carregado de imagens, apesar de eu não pretender me estender muito em descrições.
Elementos da era vitoriana presentes na moda lolita:
1860s bonnet
Bonnets. Bonnets são surgiram propriamente na era vitoriana, mas foram bastante usados nessa época e ainda são por lolitas. Eles podem ser usados em classic, gothic, e até mesmo sweet lolita, como no caso desse da Angelic Pretty.
1895-1900
1870's corset cover
1880's corset cover
Woman's blouse English, 1890s Designed by Liberty & Co.
Blouses. Na verdade aqui para ilustrar as peças históricas, eu coloquei os corset covers, que são peças usadas entre o corset e o vestido para evitar que o corset marque sob a roupa. As semelhanças com as blouses usadas em classic lolita são claras. Essas peças poderiam até mesmo serem acrescentadas a um outfit lolita sem modificação alguma.
Mille Fleurs
Mille Fleurs
Bow Bells, 1872.
Cravats/jabot. Outro acessório vitoriano que pode ser incorporado ao lolita.
1860s Swiss Waist
Swiss waist. Uma espécie de corset usada por cima da roupa no final da era vitoriana.
Kátia, lolita brasileira.
March 1843 Godey's Lady's Book
Corset ca. 1880 via The Costume Institute of The Metropolitan Museum of Art
Corset. Na Era vitoriana eles eram usados sob a roupa, como peça íntima para compor a silhueta. Com lolita fica ótimo em gothic ou ero, só que usado de forma aparente.
Luva em crochê da Victorian Maiden.
1874 Boots
Botas. É comum vermos botas parecidas com essas em gothic e classic lolita, marcas como a Baby, Innocent World e Victorian Maiden costumam fazer botas inspiradas nas vitorianas.
Adaptando a silhueta:
April 1852 Le Moniteur de la Mode
Sem dúvidas a silhueta comum em lolita (a saia em forma de sino ou cupcake) parece ser uma releitura dos trajes vitorianos infantis. Eu mesma já havia postado algumas imagens dos trajes infantis aqui no blog, porque as referências são bem claras.
1850, Met Museum
A moda infantil vitoriana não era muito diferente da adulta, mudando poucas coisas, como o comprimento das peças (o que ajuda ao adaptar a silhueta vitoriana ao lolita). Aqui nesse artigo há mais alguns detalhes sobre a moda infantil da época.
Abaixo exemplo de peças que servem como releituras da silhueta vitoriana:
1870s fashion plate
Jackets. Jackets são esses corpetes do vestido que descem até virar uma sobressaia.
Jacket da Marie Magdalene
1875
Bustle Skirt. Ao contrário de como era no final do século XIX, na moda lolita o efeito buste skirt (esse drapeado/babado) ficam na maioria das vezes na frente da saia. Para ma
Victorian Maiden
A marca Surface Spell fez esses dois vestidos baseados nas roupas de uma governanta de 1844. Mais informações e fotos aqui.
Encerro esse pequenino post convidando as lolitas, oujis e dandies que por ventura passem por aqui também (lembre-se que ambos possuem referências históricas também) a irem ao III Picnic Vitoriano de São Paulo.
Obrigada aos que chegaram até aqui, hehe.
Jane Eyre, filme de 2011
A Miss Point, marca chinesa assim como a Surface Spell, também fez um vestido inspirado numa governanta vitoriana, só que dessa fez a homenageada foi a Jane Eyre, escrito pela Charlote Brontë.
Abaixo, diria que é a minha imagem preferida do post, rs. Porque se trata de uma deliberada adaptação de um traje de baile de 1860 para a silhueta lolita. Quem fez foi a Luna Coronis.
No comments:
Post a Comment